DOENÇAS QUE AFETAM A VISÃO DOS BEBÊS NA GESTAÇÃO

agosto 03, 2017

Você sabia que algumas doenças podem prejudicar a visão dos bebês ainda no útero das mães? São doenças graves e que, se não tratadas, além de afetar a visão, podem apresentar outros problemas.

Algumas delas são:
-Zika vírus: os sintomas são vermelhidão na pele, dor muscular, vermelhidão nos olhos e febre baixa. A transmissão ocorre através dos mosquitos Aedes. Pode causar microcefalia, alterações oftalmológicas graves, causando deficiência visual severa, surdez e alterações musculoesqueléticas. A prevenção é com uso de repelente e evitando áreas endêmicas.
– Rubéola: os sintomas são parecidos com os da gripe. No primeiro trimestre de gravidez, o risco da mão infectar o bebê é de 80%. A doença pode causar anomalias graves, surdez e problemas na visão. Hoje existe vacina para a Rubéola e todos em idade reprodutiva devem tomar, antes da gestação.
– Toxoplasmose: é causada por um protozoário e se for adquirida durante a gravidez há risco de transmissão para o recém-nascido. A transmissão ocorre através de alimentos crus e mal lavados e através das fezes de gatos. Dependendo do momento da gestação, pode causar sérios problemas neurológicos e oftalmológicos.

O pré-natal é de extrema importância, tanto para a saúde da mãe quando do bebê. Nada melhor do que a prevenção.

Deixe um comentário
ALTERAÇÕES VISUAIS RELACIONADAS AOS HORMÔNIOS DA GRAVIDEZ.TRANSPLANTE DE CÓRNEA EM CRIANÇAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *