O "TESTE DO OLHINHO" x PRIMEIRA CONSULTA OFTALMOLÓGICA

dezembro 11, 2017

Você conhece o “TESTE DO OLHINHO”? Também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho (TRV) é um método não invasivo, de simples realização com apenas o uso de um oftalmoscópio direto,  sendo um procedimento extremamente prático, de fácil realização e rápido.

 

Normalmente, ele é realizado nos primeiros dias de vida do bebê pelo pediatra. Seu objetivo principal é identificar doenças como a catarata congênita e o glaucoma congênito, além de tumores, inflamações intraoculares, hemorragias e malformações que causem opacidade da córnea ou do cristalino.

 

Esse teste, no entanto, não substitui uma consulta oftalmológica, uma vez que seu principal objetivo é a triagem destas doenças. Caso o exame seja inconclusivo ou alterado, o paciente é então encaminhado ao oftalmologista.

 

A consulta oftalmológica é realizada por um oftalmologista e além de avaliar as doenças citadas acima, verifica também se a criança tem estrabismo, alterações de grau e  é realizado um exame do fundo de olho com as pupilas dilatadas. Neste exame é possível realizar uma avaliação completa dos olhos do bebê.

 

A primeira consulta oftalmológica deve ser realizada entre 6m e 1 ano de vida por um oftalmologista.

 

Fique de olho na saúde dos olhos de suas crianças!

Deixe um comentário
Qual o melhor momento para operar estrabismo?O QUE É HEMORRAGIA SUBCONJUNTIVAL?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *