RETINOSCOPIA

agosto 28, 2017

A retinoscopia é uma técnica para determinar objetivamente o erro de refração do olho (hipermetropia, miopia, astigmatismo) e a necessidade de óculos. O teste pode ser rápido, fácil, confiável e precisa de uma cooperação mínima do paciente.

 

Um instrumento de mão, chamado retinoscópio, projeta um feixe de luz no olho. Quando a luz é movida verticalmente e horizontalmente através do olho, o examinador observa o movimento da luz refletida na parte de trás do olho. Essa reflexão é chamada de reflexo vermelho. O examinador então apresenta lentes na frente do olho e, à medida que o poder das lentes muda, há uma mudança correspondente na direção e padrão do reflexo luminoso e desta forma determina o grau.

 

A retinoscopia é usada para determinar o erro de refração em crianças, adultos com atraso de desenvolvimento ou em indivíduos cujo comportamento limita a capacidade de ser cooperativo com autorrefração ou refração subjetiva. É especialmente útil em crianças e bebês muito jovens.

 

É necessário dilatar os olhos das crianças para a retinoscopia. Isso ocorre porque o reflexo é mais fácil de ver quando a pupila é grande e porque as gotas limitam temporariamente a capacidade do olho de acomodar ou focar. Isso permite uma determinação precisa do erro refrativo. Por essa razão no consultório do oftalmopediatra você não vê tantas máquinas e computadores! Aqui o grau é determinado de forma mais precisa pelo médico do que por uma máquina.

Deixe um comentário
DOR DE CABEÇA NAS CRIANÇAS.PSEUDOESTRABISMO OU FALSO ESTRABISMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *