Volta às aulas é o momento ideal para fazer testes de visão nas crianças

fevereiro 08, 2017

Começa um novo ano letivo e a grande preocupação dos pais é com a compra de material escolar para seus filhos. No entanto, na época de volta às aulas, é preciso levar as crianças, que já utilizam os óculos, para fazer uma revisão para verificar se as lentes não estão riscadas ou as armações “desconjuntadas”. E para àquelas que nunca passaram por um teste de visão, este é o momento ideal.

O alerta é do Hospital de Olhos do Paraná, que afirma que apenas uma pequena parcela das crianças é levada aos testes oftalmológicos em idade escolar. É comum crianças apresentarem problemas no rendimento quando vão para a escola pela primeira vez. Muitas vezes, é nesta oportunidade, que são detectados a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, problemas oftalmológicos recorrentes em crianças.

O número de crianças com problemas de visão tem aumentado a cada ano. Os dados atuais revelam que um de cada quatro escolares sofre algum problema visual. Muitas vezes, essas crianças são vistas pelos professores e, até, pelos próprios pais, como preguiçosas, desatentas e com pouco interesse em aprender. As consequências estão relacionadas ao acesso cada vez mais cedo e com mais intensidade à televisão, ao computador e ao celular. Esses aparelhos exigem muito do sistema visual da criança, chegando a impedir, em alguns casos, seu adequado desenvolvimento.

Portanto, a dica é não esperar que a criança apresente dor de cabeça ao sair da escola, ficar com os olhos irritados ao fazer suas tarefas ou franzir a testa quando está lendo. Todos estes problemas, provavelmente, provêm de uma dificuldade na visão, que podem ser evitados ou diagnosticados com um simples teste de visão.

  • Miopia
  • astigmatismo
  • hipermetropia

São problemas oftalmológicos comuns de serem detectados no ambiente escolarComprehensive reporting on individual achievement

Deixe um comentário
Dra. Luisa Moreira Hopker orienta os pais sobre a saúde ocular dos filhosNova cirurgia corrige o estrabismo com mínimas incisões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeo
Notícias recentes
Mais comentados

MARCAR CONSULTA

Agenda agora mesmo sua consulta com a Dra. Luisa MoreiraHopker.

(41) 3310-4266