Miopia em crianças: Tudo o que você precisa saber

O que é miopia?

A Miopia é um tipo de erro de refração, ou seja, grau no qual a imagem se forma na frente da retina e a pessoa não consegue enxergar de longe. 

Veja nesta figura abaixo como os raios não estão exatamente sobre a retina e sim, antes da retina. Na figura menor, de um olho normal,  podemos verificar como os raios formam a imagem sobre a retina. 

E como se corrige a Miopia?

São necessárias lentes corretivas chamadas lentes divergentes, também chamadas de lentes negativas, que vão fazer com que a imagem se forme sobre a retina conforme a figura abaixo.

E você sabe por que a miopia pode ser um problema em crianças?

Quando a miopia aparece na infância, ela vai aumentando até o fim da adolescência. E isto significa que uma criança de 6 anos que começa com 1 grau de miopia pode chegar a ter mais de 6 graus de miopia na vida adulta e ser considerada alta míope. 

Porque a miopia aumenta na infância?

O olho tende a aumentar de tamanho na infância e com isso o grau da Miopia também aumenta. 

A Miopia pode aumentar pouco (menos que 0,5 grau por ano), ou muito (mais que 1 grau por ano). E sendo assim, quanto antes a miopia iniciar e mais aumentar na infância, maior grau de miopia essa pessoa terá na vida adulta.

Mas e qual o problema da miopia elevada?

A alta miopia, que é o grau maior que 6 graus, pode levar a outras alterações nos olhos como problemas na retina e no nervo óptico. Além de ser mais difícil corrigi-la com laser (cirurgia refrativa) na vida adulta.

Porque a miopia tem aumentado na infância nos dias de hoje?

Temos visto mais crianças tornarem-se míopes, mais precoce e o grau de miopia aumentar cada vez mais rápido. 

Os estudos apontam diversas causas para isso. E as principais causas parecem ser maior tempo nas telas e eletrônicos e menos tempo ao ar livre.

E o que podemos fazer para controlar a Miopia na infância?

Temos vários fatores importantes. Aqui vou começar falando dos fatores ambientais. Todas as crianças se beneficiam de mais tempo ao ar livre, seja brincando ou fazendo atividades esportivas, independente de terem miopia ou não. 

Mas existem estudos mostrando que entre 1:30h e 2h por dia de atividades em ambientes externos (não precisa ter sol necessariamente, ou seja, dias nublados também valem!) ajudam a prevenir o crescimento excessivo do olho e portanto diminuem a chance de a miopia aparecer ou se ela já existe, de aumentar. 

E qual a influência do uso de eletrônicos na infância para a miopia?

Existem vários estudos mostrando que o uso excessivo de telas contribuem para o aparecimento e progressão da Miopia na infância. 

Em especial, o uso de eletrônicos portáteis, ou seja, Celular e Tablet. A distância necessária para o uso desses equipamentos faz com que a criança use a acomodação (a capacidade de focar para perto) em excesso, e isso parece acelerar o crescimento do olho. 

E qual a recomendação de uso de eletrônicos na infância?

A recomendação é que crianças abaixo de 2 anos não devem ser expostas às telas. Já crianças entre 2 a 5 anos devem ser limitadas ao uso de telas por no máximo 1 hora por dia. 

Crianças entre 6 a 10 anos devem usar telas por no máximo 1-2 horas por dia. E adolescentes entre 11-18 anos devem ser limitados a usar no máximo 2-3 horas por dia. 

E há tratamento para a progressão da miopia?

Além do controle dos fatores ambientais, ou seja, mais tempo ao ar livre e menos tempo de telas, também novas opções de tratamento para diminuir a progressão da miopia. Estas opções são através do uso do colírio de atropina,da ortoceratologia e lentes de óculos e de contato com defocus que estão chegando no mercado em 2022. 

Se você tem um filho ou filha, procure um especialista para se informar sobre como prevenir o aparecimento ou a progressão da miopia! Isso é pensar no futuro!

No próximo post aqui no blog eu vou falar sobre estas opções e todas as novidades no controle da Miopia.

consulta oftalmopediatria
Todos os posts

A importância de consultar um oftalmologista infantil: Cuidando da visão desde cedo. A visão é um dos sentidos mais preciosos que possuímos, e sua saúde