O que é diplopia e como tratar

O que é a diplopia?

Vou te contar aqui que a diplopia é como a dor, um sintoma com o qual não dá para negociar, pois é muito incômodo. É ver duas imagens o tempo todo, não acertar o copo para colocar água e errar o degrau na hora de descer as escadas.

O que causa a diplopia?

As causas são variadas e em adultos precisamos sempre fazer uma exame detalhado e investigar doenças neurológicas que possam originar a diplopia. Vou dar 3 exemplos de causas comuns:

A primeira é a paralisia do sexto nervo que ocorre quando a pessoa de repente do dia para noite começa a ver duplo e os olhos entortam para dentro. E ocorre por um descontrole ou da glicemia em pacientes diabéticos ou um pico de pressão alta causando uma alteração nos pequenos vasos do cérebro que alimentam o tal sexto nervo.

Pode acontecer também por uma batida na cabeça, em caso de acidente de carro por exemplo e temos visto também em pacientes com Covid. E essa é uma causa muito comum em pessoas com mais de 50 anos. É necessário fazer um exame oftalmológico completo, com avaliação do fundo do olho e também uma ressonância de crânio antes de pensar no tratamento.

A segunda causa comum em adultos é a visão dupla que acontece na vertical, ou seja uma imagem em cima da outra e que acontece mais para um lado do que para o outro. Pode ocorrer depois de bater a cabeça, como em um acidente de carro, de moto ou até de bicicleta. 

Essa é a paralisia do quarto nervo craniano. Nestes casos também precisamos fazer um exame oftalmológico completo e avaliar a parte neurológica com uma ressonância de crânio para ter certeza que não tem mais nada.

Por último, mas não menos importante, a paralisia mais grave é a paralisia do terceiro nervo. Ela acontece por diversos motivos, pode ser por tumores dentro da cabeça, por aneurisma, AVC, mas também por trauma, quando bate a cabeça, em geral em acidentes mais graves. Nestes casos, o olho fica desviado para fora, a pálpebra fica caída e também há um comprometimento da movimentação do olho para cima e para baixo.

Como é feito o diagnóstico da diplopia?

O próprio paciente percebe a visão dupla, pois como já falei antes, é um sintoma muito debilitante. E precisa ser investigada, principalmente se for um sintoma novo, que não existia antes.

Como tratar a visão dupla?

Se o desvio for grande como acontece com frequência nas paralisias do terceiro nervo e em alguns casos de paralisia do sexto nervo, o tratamento é com cirurgia. A cirurgia é realizada nos músculos extraoculares e eu tenho um vídeo que explica detalhadamente como é feita uma cirurgia de estrabismo se você quiser conferir.

Já na paralisia do quarto nervo, apesar de fazer um desvio vertical pequeno também o tratamento é cirúrgico.
Se o desvio for pequeno, como por exemplo no estrabismo que aparece em pacientes idosos que veem duplo só para longe, a chamada sagging eye syndrome, uma opção excelente são os óculos com prisma.

Outra opção bem interessante e menos invasiva, muito usada é a injeção de toxina botulínica que funciona muito bem para casos de paralisia do sexto nervo que é comum em pacientes com diabetes, hipertensão, batida na cabeça ou até Covid.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo link abaixo.
consulta oftalmopediatria
Todos os posts

A importância de consultar um oftalmologista infantil: Cuidando da visão desde cedo. A visão é um dos sentidos mais preciosos que possuímos, e sua saúde